Uma das dúvidas mais comuns das pessoas que estão em busca de um seguro de carro é sobre o preço. Afinal de contas, quanto custa o seguro de carro?
É exatamente sobre isso que vamos falar nesse guia completo. Descubra agora como é calculado o valor do seguro veicular.
Além disso, daremos algumas dicas especiais para você, como por exemplo sobre a simulação do valor do seguro. Assim você poderá saber exatamente quanto vai pagar.
Primeiro, vale a pena ter em mente que o custo do seguro de carro não é fixo. Isso significa que o valor pode variar de acordo com diversos fatores.
Dessa forma, quem define o valor final para o cliente é a corretora.Logo, podemos dizer que o custo depende da iniciativa privada.
Existem corretoras que cobram mais caro pelo seguro, enquanto outras oferecem planos e condições diferenciadas. Para conseguir a melhor cotação para o seguro carro é preciso pesquisar bem antes de fazer a contratação.
Uma estratégia interessante é fazer a simulação do seguro, diretamente com a seguradora, para ter acesso a valores reais. A simulação revela o custo do seguro, de acordo com as informações que você repassar, como as características do veículo.
Fatores que influenciam no preço do seguro São muitos os fatores que influenciam direta ou indiretamente no preço do seguro de carro.
Entre eles estão a idade do veículo, o modelo, a marca, o preço de tabela do veículo, o preço da manutenção, o índice de roubo e outros elementos.
Outro fator que é usado pelas seguradoras é o histórico do condutor. Para os motoristas que já se envolveram em acidentes de carro antes o valor pode ser maior, tendo em vista a maior chance de colisão futura.
Todos esses fatores são usados pela seguradora para determinar quanto cobrará pelo seguro. Assim, o valor final para o cliente é sempre definido de forma individual, de acordo com a realidade da situação.
Mas esses não são os únicos fatores usados para determinar o preço do seguro. Muitas vezes, são usados dados como a idade e o sexo do motorista, a cidade em que o veículo é usado, o tipo de uso – trabalho ou lazer – e estado civil do proprietário.
Agora você pode estar se perguntando o motivo pelo qual todos esses dados são usados para definir o valor do seguro. Existe uma explicação simples para isso.
O seguro é pago pela seguradora, logo ela tem interesse em avaliar os detalhes. Quanto maior o risco de dano ao veículo, maior será o valor do seguro.
Por exemplo, um veículo usado em uma cidade muito violenta, com altos índices de roubo, tem mais chances de ser roubado ou furtado.
Dessa forma, é comum que as seguradoras cobrem um pouco mais. Assim, caso aconteçam muitos roubos, ela consegue pagar todas as indenizações. Da mesma forma, em cidades com menor violência, o seguro pode ser bem mais barato.
Para saber exatamente quanto você vai pagar pelo seguro de carro, o melhor a se fazer é a cotação. A cotação é o momento em que o cliente simula o valor do seguro, de acordo com as características pessoais e do veículo.
Assim, a cotação é uma forma segura de saber quanto será o seu seguro. Ela pode ser feita muitas vezes pela internet, sem a necessidade de sair de casa. Basta entrar no site da corretora e preencher com os dados solicitados.
Mas atenção, o valor exibido na cotação pode não ser o valor final. Isso porque a cotação é válida apenas por algum tempo, podendo ser alguns dias ou até mesmo horas.
Acima falamos sobre os fatores que influenciam no valor do seguro de carro. Mas sabia que o valor pode ser maior ou menor de acordo com as coberturas? Ou seja, quanto mais completo o seguro, maior o custo para o cliente.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, o seguro automotivo pode contar com diversas proteções extras. Geralmente a seguradora conta com um plano padrão, com as coberturas básicas, além de coberturas adicionais.
Ao selecionar coberturas adicionais, o preço do seu seguro de carro aumentará de forma substancial. No entanto, é possível encontrar boas corretoras, com preços competitivos, mesmo em pacotes completos.
O preço do seguro de carro pode ser alto, especialmente se estivermos diante de um modelo novo. Por isso, os clientes devem estar sempre em busca das melhores condições do mercado.
Conforme falamos acima, não existe uma tabela padrão para o valor do seguro. O preço varia de acordo com os fatores analisados por cada seguradora.
Dessa forma, para que você encontre o seguro mais barato, vale a pena fazer cotações.
Ao cotar o valor do seguro você conseguirá dados atualizados e já incluindo todos os custos, como a mensalidade a ser paga.
Além disso, na hora de cotar você consegue também identificar quais são todas as coberturas incluídas.
Apesar do valor variar muito, é possível encontrar pacotes completos por preços que cabem no seu bolso. Dessa forma você pode contratar o seguro de carro sem comprometer o seu orçamento.
Nesse guia falamos sobre o preço de um seguro de carro. Como você pode ver, o valor não é fixo. Ele está condicionado a diversos fatores, que são usados para determinar quanto cada cliente pagará pela proteção.
Dessa forma, para saber o custo do seu seguro, vale a pena fazer a cotação, buscando sempre pelo menor preço do mercado. O valor pode variar até mesmo de seguradora para seguradora, então vale a pena ficar de olho.
Com uma busca detalhada e fazendo cotações você será capaz de contratar o seguro de carro mais barato do mercado.
Assim você protege os seus interesses e faz economia ao mesmo tempo. Faça agora mesmo a cotação do seguro de carro para saber o custo efetivo. Contratar um seguro é a melhor estratégia para viajar sem preocupação.