Será que vale a pena contratar um seguro de carro? Essa é uma pergunta comum entre proprietários de veículo, especialmente para aqueles que acabaram de adquirir o primeiro carro.
Para descobrir se vale a pena ou não a contratação, é importante conhecer mais sobre esse seguro. Nesse guia vamos repassar as principais informações, para que você possa tomar uma decisão consciente e responsável.
O seguro de carro é um produto voltado para os proprietários de veículos automotores. É um contrato, firmado entre o dono do veículo e uma empresa de seguros, que é responsável pelo pagamento da indenização.
Mas será que vale a pena contratar o seguro de carro? Para encontrar a resposta é preciso analisar quais são as suas necessidades, se você deseja proteger o seu bem, quais são as suas prioridades e muito mais.
Para saber se o seguro vale a pena, o primeiro passo é determinar que tipo de motorista você é. Muitas pessoas compram veículos que nunca saem da garagem.
Nesse caso, um sistema de alarmes e câmeras de segurança podem ser suficientes. No entanto, a grande maioria das pessoas utiliza ativamente o veículo, seja para se deslocar até o trabalho, para transportar pessoas, para trabalhar, para passear e muito mais.
Nesses casos, os riscos de danos ao veículo, aos passageiros, aos pedestres e a outros motoristas é maior. Além disso, com o uso constante do veículo, ele pode ser furtado ou roubado, sem chance de recuperação.
Dessa forma, o seguro de carro é especialmente recomendado para pessoas que fazem o uso ativo do veículo. Assim é possível se proteger contra os diversos riscos do dia a dia, evitando prejuízo.
Depois de analisar o seu estilo de uso, vale a pena se questionar se você está disposto a arcar sozinho com os custos de reparo do seu veículo.
Quando acidentes acontecem, o investimento necessário para reparar pode ser alto. Dessa forma, é importante pensar como você deseja lidar com as situações de emergência.
Com o seguro, o valor do reparo é suportado pela seguradora, com uma pequena contribuição do segurado.
Outro ponto importante diz respeito ao furto e roubo de veículos no país. No ano de 2019 foram feitas mais de 150 mil ocorrências de roubo de veículos.
Esse é um número absurdo, que coloca em risco o patrimônio de milhares de pessoas. Isso significa que todos os proprietários de veículos podem ser vítimas de roubos e furtos.
Na maioria das vezes, os veículos não são recuperados, tendo em vista a agilidade dos criminosos.
Mesmo os veículos com proteção, como alarmes e sistemas de rastreamento são objeto de roubo. Assim, é praticamente impossível estar 100% seguro contra a ação de criminosos, que pode acontecer a qualquer momento.
O seguro de carro visa justamente garantir que o proprietário receba uma indenização em caso de crimes como o roubo ou o furto. A seguradora arca com o valor, com base no preço de mercado do veículo, como por exemplo o da tabela FIPE.
Outra questão importante diz respeito ao custo do seguro de carro. Muitas pessoas acreditam que esse seguro não vale a pena em razão do seu valor.
De fato, o seguro pode ser caro, principalmente pelo fato de ser anual. No entanto, existem algumas estratégias para conseguir um seguro barato no mercado.
Uma delas é fazer a cotação, comparando os preços entre as diversas seguradoras que atuam nesse segmento. A cotação mostra exatamente quanto você pagará.
Como o preço do seguro não é tabelado, existem muita diferença de uma empresa para a outra. Assim, com uma busca de qualidade é possível sim conseguir seguros baratos, que não comprometem o seu orçamento.
Para entender se o seguro de carro vale a pena de verdade, é importante analisar também a indenização. Depois de pagar o valor do seguro, o segurado espera receber o valor sempre que precisar.
Mas será que é fácil conseguir a indenização? A resposta é sim! A seguradora possui o prazo de até 30 dias para realizar o pagamentos, podendo realizar a paralisação desse prazo apenas para solicitar documentos e esclarecimentos.
No entanto, a seguradora não pode criar burocracia ou empecilhos para a realização do pagamento. Afinal de contas, é direito do segurado receber a indenização, desde que esteja em dias com os seus pagamentos.
Muitas pessoas não sabem, mas o valor do seguro de carro pode variar de acordo com a cidade em que o motorista vive. Para que você tenha uma ideia, em algumas cidades o valor pode chegar a 30% do preço do veículo.
Dessa forma, com pouco mais de três anos de seguro o proprietário terá investido o valor equivalente a um veículo novo. Nessas situações, a contratação do seguro de carro pode não ser lucrativa, especialmente se o veículo não é usado regularmente.
Acima destacamos as principais informações sobre o seguro de carro. A decisão sobre a viabilidade ou não da contratação deve ser feita caso a caso, de acordo com as suas necessidades, possibilidade financeira e interesses.
Especialistas recomendam a contratação, tendo em vista que o seguro garante uma indenização por sinistros, ou seja, por eventos imprevisíveis. Porém, a contratação só é viável de verdade quando o segurado consegue uma boa oferta.
Por isso mesmo, o mais indicado é pesquisar muito antes de contratar o seguro de carro. Vale a pena fazer a cotação, buscar pelas melhores ofertas e melhores condições de pagamento.
Quanto menos você pagar no seu seguro, melhor será para o seu patrimônio. Por sorte, existem boas seguradoras que oferecem planos realmente atrativos, com valores que cabem no bolso e não comprometem o seu orçamento.