Experiência Profissional, Como escrever no Currículo

A experiência profissional, é um dos itens mais importantes de um currículo. Por isso, saber a maneira correta para escreve-la, é muito importante.

Através do seu currículo, que você será chamado ou não para participar de um processo seletivo.

Por que o currículo é importante?

Diferente do que muitas pessoas pensam, escrever um currículo, não é uma tarefa simples, ainda mais quando você está querendo muito ocupar aquela vaga dos sonhos.

É através do seu currículo, que os recrutadores vão te chamar ou não, para participar de entrevistas e de processos seletivos, portanto, se ele não estiver bem escrito, você pode perder a oportunidade de encontrar um bom emprego, por conta disso.

Todos os itens do currículo devem ser bem escritos, sendo que a experiência profissional é um dos mais importantes, pois é através delas que os recrutadores vão poder avaliar a sua experiência, e como ela poderá ser usada a favor da empresa.

Saiba a melhor maneira de escrever a sua experiência profissional no currículo

Conta como experiência profissional, os trabalhos que você recebeu para fazê-lo, ou seja, os trabalhos remunerados. Isso pode incluir os cargos integrais, empregos de meio período, estágios remunerados, trabalhos autônomos, e projetos.

Já os trabalhos voluntários, ou trabalhos de caridade, não devem fazer parte da sua experiência profissional no seu currículo.

Veja o que não pode ficar de fora da sua seção de experiência profissional:

Estes são itens que não devem ficar de fora da sua experiência profissional, pois são dados relevantes que contam a seu favor no momento da seleção de currículos que serão chamados para fazer parte do processo seletivo.

Existem muitas maneiras para escrever o seu currículo e as suas experiências profissionais. Para que elas possam ser atrativas, elas precisam ser escritas de uma maneira que vá fazer com que o seu currículo se destaque entre os demais.

Como evidenciar a sua experiência profissional

1 – Destaque as suas experiências mais recentes;

As suas experiências mais relevantes que devem ser colocadas no seu currículo, são aquelas mais recentes, as três últimas, ou as dos últimos 10 anos.

2 – Use a voz ativa;

A faz ativa faz com que a leitura do seu currículo seja mais efetiva e direta. Para isso, é importante que você use frases que destaquem os pontos mais importantes, como o que você pode fazer por aquela empresa.

3 – Use palavras chave;

Para que o seu currículo possa ser encontrado por empresas, uma boa dica é fazer o uso das palavras chave no decorrer do seu currículo.

Desta maneira, quando um recrutador fizer buscas por currículo para determinado cargo por exemplo, usando a palavra chave, ele chegará até o seu currículo com mais facilidade.

Como podemos ver, seguindo algumas dicas simples, você vai conseguir escrever bem a sua experiência profissional, o que vai te ajudar muito a ter mais chances de ser contratado para ocupar o cargo dos seus sonhos.

Sendo assim, foi possível ver o quanto é importante ter um bom currículo, e colocar nele a sua experiência profissional, que poderá ser um grande diferencial diante dos demais candidatos para ocupar a vaga que você almeja. Portanto, siga as dicas que foram datas aqui, e as insira no seu currículo.